Saúde

Secretaria de Saúde realiza nesta sábado DIA D contra a raiva animal Publicada em 29/09/2017 19:55:23

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Zoonozes, realizará neste sábado (30), o dia D de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Para isso, ao todo, serão disponibilizadas 7430 mil doses, com o objetivo de imunizar 100% da população canina e felina do nosso município. De acordo com o coordenador municipal do Setor de Zoonoses da Secretária Municipal, Dr. Fábio Tadeu, Médico Veterinário, a transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas.

O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. Ressalta ainda que a melhor forma de prevenção é a vacinação, porque a raiva não perdoa, MATA! Quem não conseguir vacinar seu animal no dia “D” da Campanha deve procurar o Posto de Rotina do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde do seu município, que funciona de 2ª a 6ª feira das 08:00 às 12:00 h. NÃO DEIXE DE VACINAR EM HIPÓTESE ALGUMA O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!

As recomendações indicadas pelo coordenador do Setor de Zoonoses, Dr. Fábio Tadeu, em caso de agressão por um animal são: a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo e observar o animal por 10 dias. Ainda comenta que não devemos matar o animal agressor de maneira alguma, porque auxiliará no tratamento, e que os cães raivosos apresentam os seguintes sintomas, tais como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco, paralisia das patas traseiras e morte. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando também à morte.

O tratamento preventivo contra a raiva, também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre, como: morcegos, raposa/cachorro do mato e macacos. O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina contra a raiva canina, também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas e rurais é por meio da vacinação, finaliza o Dr. Fábio Tadeu.

Locais que serviram de posto de vacinação na Sede/Dia “D”(30/09/2017)(Sábado):

1. Posto de vacinação 1 – Escola Firmino Augusto Rabelo – Praça São Pedro - Centro.
  2. Posto de vacinação 2 – Escola CEMA - Centro.
  3. Posto de vacinação 3 – Escola Municipal Travassos Furtado do Bairro Alto do Bode.
  4. Posto de vacinação 4 – Escola Municipal José Manoel da Silva do Bairro Palmeira.
  5. Posto de vacinação 5 – Escola Municipal Odorico Mendes do Bairro Nova Brasília.
  6. Posto de vacinação 6 – Escola Municipal Maria Amélia da Silva do Bairro Campo Agrícola.
  7. Posto de vacinação 7 – Escola Municipal Amor de Mãe do Bairro Residencial Pindaré.
  8. Posto de vacinação 8 – Escola Municipal Jardim Encantado do Bairro Vila Mariana.
  9. Posto de vacinação 9 – Escola Municipal Maria da Conceição Cunha Magalhães do Bairro Cibrazem.
  10. Posto de vacinação 10 – Escola Municipal Roseana Sarney do Bairro Roseana.
  11. Posto de vacinação 11 – Escola Municipal Santos Dumont do Bairro Santos Dumont.
  12. Posto de vacinação 12 – Escola Municipal Alynne Salgado do Bairro Alynne Salgado.
  13. Posto de vacinação 13 – Escola Municipal Tio Patinhas do Bairro Pitombeira.
  14. Posto de vacinação 14 – Escola Municipal Maximiana do Bairro Formosa

Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!